Como realizar merge de checkpoints

O que são arquivos de checkpoint?

Arquivos checkpoints ou snapshots para instalações anteriores ao Hyper-V 2012 R2, são arquivos que podem ser entendidos como um epilogo de uma história.

Ao retirarmos um checkpoint, podemos reverter uma máquina virtual ao estado de sistema no momento deste checkpoint. Por serem partes do disco, ao realizarmos o backup de uma máquina virtual, devemos também levar os seus respectivos checkpoints.

 

Como remover de forma segura um checkpoint?

Para remover corretamente um checkpoint, basta acessar a console do Hyper-V Manager e prosseguir com a deleção conforme abaixo:

 

Este processo de deleção realiza um merge entre o checkpoint e o disco original da VM, desta forma não teremos problemas com integridade.

 

Por que estes arquivos foram criados?

Para a realização de backup é primeiramente gerado um checkpoint de uma VM. É com base neste checkpoint que a ferramenta realiza os processos de compactação, criptografia, catalogação e upload. Ao final de um backup executado corretamente, o arquivo de checkpoint é excluído de forma segura do Hyper-V automaticamente, porém nos casos em que um backup é interrompido no meio da execução por perca de conexão ou queda de energia, o processo de deleção não ocorre automaticamente, sendo necessário realizarmos este processo manualmente.